Data Quality

Os 4 principais atributos que um software de gestão de dados deve ter

minute read

Post Image

Os dados são o ativo mais valioso da sua empresa. A forma como você gerencia os seus dados desempenha um papel importante na definição da sua qualidade⁠ e, em última instância, do seu valor.

Embora muitos usuários de CRM gerenciem os seus dados manualmente, investir em software de gestão de dados pode beneficiar significativamente a sua empresa, economizando tempo, evitando erros e incentivando os usuários a priorizar a qualidade dos dados.

Há apenas um problema: com tantas opções para escolher, como saber qual é a certa para você e sua empresa?

Nós estamos aqui para ajudar. Vamos revisar os quatro principais atributos que todo usuário de CRM deve buscar no software de gestão de dados.

Interface amigável

A qualidade dos seus dados impacta toda a empresa.

Por exemplo, a equipe de vendas depende de dados de alta qualidade para elaborar previsões precisas. A equipe de marketing depende desses dados para direcionar as suas campanhas de forma eficaz. O financeiro depende dele para fazer um orçamento adequado.

Já deu para ter uma ideia.

Como várias pessoas na sua organização trabalham e confiam nos dados do seu CRM, é fundamental investir em um software de gestão de dados que seja fácil de usar, fácil de entender e o mais simples possível para as pessoas trabalharem.

Lembre-se: nem todos na sua empresa são gênios da tecnologia. O que um administrador de CRM experiente assimila imediatamente pode levar muito mais tempo para a sua equipe menos técnica pegar o jeito.

Escolher um software de gestão de dados difícil de usar significa que alguns membros da equipe podem relutar em usá-lo. E se eles decidirem voltar às suas antigas formas de fazer as coisas, isso comprometerá a qualidade ao longo prazo.

Então, o que torna o software de gestão de dados fácil de usar? Procure algo com uma interface de usuário limpa e visualmente atraente, navegação direta e agrupamento intuitivo de funcionalidades organizadas pelos problemas que as suas equipes estão tentando resolver.

Limpeza de dados eficiente

Um componente chave da gestão de dados é a limpeza, que envolve identificar e remover ou corrigir erros de dados no seu CRM.

Por que isso é importante?

Ao lidar com dados relacionais, as chances de ocorrência de erros de dados no seu CRM (duplicações, dados rotulados incorretamente etc.) continuarão a aumentar com o tempo. Esses erros podem afetar negativamente sua receita, reputação e outras atividades comerciais. Portanto, uma limpeza consistente é crucial para manter a qualidade de seus dados.

A limpeza de dados é composta por muitos processos diferentes, desde padronização e deduplicação até verificação e monitoramento. Quando concluído manualmente, cada um desses processos pode ser muito tedioso e demorado para o administrador do CRM. Por esse motivo, a gestão de dados tende a ficar em segundo plano em relação a outras prioridades. Quando o administrador não consegue manter os dados limpos, os usuários finais do CRM perdem produtividade à medida que percorrem um mar de dados questionáveis.

Investir em software de gestão de dados que torne a conclusão desses processos o mais eficiente possível pode economizar tempo e incentivar os usuários a priorizar a qualidade dos dados. Aqui estão alguns recursos importantes que podem aumentar a eficiência:

  • Processos automatizados, como deduplicação, padronização e modificação
  • Verificação e deduplicação de dados em massa
  • Modificação em massa para padronizar ou alterar valores de campo e alinhar a propriedade do registro
  • Avaliação de qualidade de dados para que você saiba onde concentrar seus esforços

Suporta o crescimento

A maioria das organizações compartilha um objetivo comum, que é expandir seus negócios.

O crescimento de um negócio geralmente envolve crescimento em todas as áreas: o tamanho da empresa, o número de clientes, o número de produtos ou serviços oferecidos, etc. À medida que cada uma dessas áreas cresce, o mesmo acontece com a quantidade de dados no seu CRM.

Quanto mais dados entram no seu CRM, fica mais difícil manter a sua qualidade. Portanto, é fundamental procurar um software de gestão de dados que forneça as ferramentas necessárias para te ajudar a manter a qualidade dos seus dados enquanto a empresa cresce.

Por exemplo, digamos que a sua empresa adquira um negócio. Junto com os seus produtos ou serviços, seus funcionários e suas estratégias, ela também adquira os dados. Bingo! Mas sem as ferramentas certas para dar suporte a esse crescimento, você corre o risco de comprometer a integridade dos dados.

Invista em um software de gestão de dados que possa te ajudar a manter a integridade dos dados enquanto os move para dentro e para fora do seu CRM. Recursos específicos podem incluir:

  • Uma função de recuperação que permite recuperar informações excluídas acidentalmente durante o processo de migração
  • Deduplicação pré-importação para proteger o seu CRM contra registros duplicados causados pela combinação de sistemas de negócios durante uma aquisição

Customizável

Não há duas empresas exatamente iguais. Quando se trata de gerenciar dados, o que funciona para uma empresa pode não funcionar para outra.

Investir em software que adota uma abordagem “tamanho único” para gestão de dados pode limitar severamente os seus recursos e impedir que você aproveite totalmente os dados no seu CRM.

Portanto, é importante procurar um software que seja personalizável.

Por exemplo, o DemandTools da Validity contém módulos (Dedupe, Reassign, Assess, etc.) que se complementam, mas funcionam separadamente. Isso dá às organizações a possibilidade de personalizar facilmente a plataforma para as suas necessidades.

Certifique-se de que os seus dados continuem sendo o seu ativo mais valioso

Existem muitas plataformas de gestão de dados no mercado para você escolher, mas nem todas serão adequadas para o seu negócio. Escolher um software que tenha cada um desses atributos é a melhor maneira de garantir que você esteja tomando a decisão certa para o seu negócio.

Uma solução que atende a esses critérios é o DemandTools, da Validity. DemandTools é a plataforma de gestão de dados mais versátil e segura para limpar e manter dados de CRM em menos tempo, para que você sempre tenha dados prontos para relatórios, melhorando a eficácia das suas operações de receita. Para saber mais sobre como o DemandTools pode te ajudar a ser o guardião do seu ativo comercial mais valioso, agende uma demonstração com um de nossos especialistas hoje mesmo.