Marketing Tips

O lado não tão escuro do modo escuro

minute read

Post Image

O modo escuro (Dark Mode) é uma configuração de acessibilidade desenvolvida para minimizar a luz azul e melhorar a legibilidade, reduzindo a fadiga ocular – um problema que continua a crescer à medida mais e mais usuários aumentam o tempo que passam em frente da tela em uma variedade de dispositivos. De acordo com resultados de pesquisas recentes no Medium (conteúdo em inglês), 83% dos usuários da Apple e do Android preferem usar o modo escuro ao invés da configuração padrão. É importante que os profissionais de e-mail marketing prestem atenção à crescente popularidade do modo escuro, mas por quê?
Quando um usuário ativa o modo escuro nas configurações do dispositivo, essa função é automaticamente aplicada a tudo naquele dispositivo – incluindo e-mails. Isso significa que os e-mails que os profissionais de marketing estão enviando podem ter uma aparência diferente para os assinantes que usam o modo escuro, se o design gráfico da arte não tiver sido otimizado para essa configuração.
Embora os profissionais de marketing não tenham controle sobre quem vê seus e-mails no modo escuro, eles ainda têm controle sobre o que o assinante vê. Entender como otimizar o conteúdo de e-mail para o modo escuro pode ajudá-lo a melhorar a experiência do assinante da sua marca, criar relacionamentos duradouros e aumentar o valor da vida do cliente.
Como funciona?
O modo escuro funciona mudando a paleta de cores da interface para exibir o conteúdo em alto contraste, usando cores de fundo escuras e um primeiro plano claro. Tecnicamente falando, ele verifica a existência de qualquer texto ou cores de fundo com:
Uma propriedade CSS de fundo, cor ou cor de fundo
Um atributo HTML de cor de fundo
De acordo com o Email on Acid (conteúdo em inglês), se a cor do texto ou do fundo for definida pelo CSS ou HTML, o modo escuro direciona esses atributos e os ajusta para que fiquem mais claros ou mais escuros. Por exemplo, se o texto for de uma cor escura, o modo escuro o mudará para uma cor mais clara. O mesmo se aplica às cores de fundo. No entanto, como você verá no gráfico abaixo, cada sistema operacional e dispositivo executa o modo escuro de maneira diferente, invertendo parcial ou totalmente as cores no design gráfico. (Fonte da imagem: Litmus – conteúdo em inglês)
Otimize seu design para o modo escuro
Se você enviar e-mails de texto simples, não há necessidade de se preocupar com o modo escuro, pois o fundo branco será automaticamente convertido em escuro e o texto preto ficará branco. Mas vamos ser honestos – qual profissional de marketing está enviando apenas e-mails de texto simples hoje em dia? A maioria dos e-mails de marketing são HTML, o que significa que diferentes componentes têm cores estrategicamente distintas e definidas.
O problema que os profissionais de marketing enfrentam com o modo escuro é a incapacidade de definir o que os assinantes visualizarão, tornando difícil saber exatamente como o e-mail ficará quando for renderizado. Dito isso, aqui estão algumas dicas para te ajudar a retomar parte do controle e garantir que seus e-mails ainda tenham uma boa aparência nos modos claro e escuro.
1. Teste seu design tanto no modo claro quanto no modo escuro. Uma maneira de saber como seu e-mail será visualizado é ver o design gráfico com o modo escuro desativado e ativado.
Dica de especialista: Everest, a plataforma de e-mail da Validity, inclui uma ferramenta de verificação de conteúdo chamada “Design & Content” que testa seus e-mails no modo claro e escuro em vários sistemas operacionais e dispositivos. Isso significa que você não terá que adivinhar como seus assinantes visualizarão os e-mails antes de enviar a campanha.
2. Use imagens transparentes. Uma imagem transparente permite que a mudança na cor de fundo pareça mais natural e mantém o design intacto. No exemplo abaixo, uma imagem transparente foi usada para Sri Chandran, enquanto imagens com fundos brancos foram usadas para Guy Hanson e Matthew Stith. Você notará como a imagem de Sri combina muito melhor com o fundo escuro do que as outras duas imagens.
3. Inclua um contorno branco em sua fonte preta para imagens ou ícones. Como tudo que for de cor preta desaparece em um fundo preto, você pode colocar um contorno branco no texto escuro ou nos ícones para melhorar a legibilidade quando as cores do fundo forem alteradas. (Fonte da imagem: Campaign Monitor – conteúdo em inglês)
Conclusão
À medida que mais remetentes trabalham para garantir que os designs gráficos sejam compatíveis com o modo escuro, essa função se tornará uma característica já esperada pelos assinantes ao invés de ser somente uma boa opção. Otimizar seu conteúdo para o modo escuro vale o esforço para garantir que você não esteja prejudicando a experiência do assinante ou, em última análise, seus resultados financeiros. Seguir essas dicas, além de aproveitar as vantagens de ferramentas como o Everest, pode ajudar a te levar ao lado escuro com segurança.