Marketing Tips

O conteúdo do seu e-mail marketing é chato?

minute read

Post Image

Cá entre nós, e-mail chato com conteúdo chato, ninguém merece, né? 

Quando foi a última vez que você realmente leu um e-mail com prazer? É difícil acreditar quantas vezes o conteúdo de e-mail marketing é monótono e enfadonho. Isto acontece mesmo quando a gente quer ler os e-mails, depois de ter feito opt-in.  

Sabemos que, no final do recebimento, é apenas mais um e-mail. Para quem o envia, imagine o trabalho! Criar a campanha, idealizar o design, codificar o html, testar se a mensagem está bem apresentada nos ambientes de leitura. O esperado é que tenha engajamento, poucas reclamações (complaints) e descadastramento no mínimo. 

Fiz este blog post para compartilhar uns pontos importantes e dicas de como tornar o seu e-mail marketing mais relevante, deixando o conteúdo mais interessante e menos chato. Caso queira mais dicas, recomendo dar uma olhada no bate papo que tive com a Priscila Figueiredo – CRM & Inbound Director na Suno no webinar “Como a relevância do conteúdo impacta o engajamento no e-mail marketing?”. 

Diagnosticando a chatice 

Seu e-mail marketing parece entediante? Tenho uma notícia para você: pode não ser culpa sua ou das suas mensagens. 

O conteúdo de um e-mail é apenas uma pequena peça do quebra-cabeça que compõe sua entregabilidade – mas é uma peça que pode ter um grande impacto sobre se seus e-mails serão ou não entregues aos destinatários pretendidos. 

O objetivo de filtros como estes é tirar o que não é relevante (ou não é esperado) das mãos do remetente para que ele não tenha que lidar com isso em suas caixas de entrada. Se você estiver observando um dos seguintes é um sinal de que você pode ter um problema: 

  • Mensagens caindo na caixa de spam 
  • Queda nas taxas de engajamento 
  • Aumento na taxa de descadastramento 
  • Aumento na taxa de reclamação (complaints) 
  • Queda de receita 

Principais causas  

Se você estiver enviando um monte de e-mails com o mesmo assunto e o mesmo conteúdo, é provável que esses e-mails sejam filtrados como spam por muitos serviços (incluindo o Gmail). Talvez você pense que isso não importa porque todos os outros fazem isso também – mas isso importa! 

Comece a agir para melhorar sua estratégia de conteúdo investigando as principais causas abaixo: 

  • Endereços são adicionados sem consentimento/Não foram informados que receberiam mensagem 
  • Conteúdo genérico enviado para todos 
  • Muitas mensagens, todos os dias 
  • Ausência de uma rotina de limpeza de lista, retirando endereços que não engajaram após um tempo ou quantidade de tentativas  

Caprichar no opt-in é tornar suas mensagens relevantes 

Você sabe que o opt-in é uma autorização concedida pelo destinatário, certo? É por isso que é tão importante ter uma autorização para cada finalidade (é a lei). 

Diga ao destinatário o que esperar de sua marca via e-mail. Ofereça uma opção “Não” para uma decisão mais informada. Dê a eles uma razão para se manterem atualizados sobre suas ofertas e facilite para que eles possam cancelar a inscrição a qualquer momento! 

Vá além! Double Opt-in gera 114% mais CTR do que Single Opt-in e resulta em uma lista com endereços de pessoas reais. Dê uma olhada neste artigo aqui que tem muito mais práticas recomendadas de opt-in para melhorar seu email marketing 

Sequência de mensagens 

Você sabia que uma sequência de e-mails é uma série de e-mails enviados com base em intervalos de tempo predefinidos ou em automatizações baseadas em gatilhos (ou ambos)? 

Uma sequência automatizada de e-mails pode ser uma ferramenta incrivelmente útil para sua empresa. Ela permite que você envie conteúdo aos clientes em uma cadência específica, e permite que você personalize a mensagem dependendo de suas necessidades. Elas podem ser usadas para enviar caminhos específicos, testes AB, e podem ser usadas para fornecer atualizações sobre seu status no pipeline. 

Se você ainda não faz uso, você precisa testar! Uma das melhores maneiras de melhorar suas mensagens automatizadas é testá-las com pessoas reais antes de enviá-las amplamente. Desta forma, você pode descobrir o que funciona – e o que não funciona – antes de enviar uma mensagem potencialmente embaraçosa em uma escala de massa. Vou deixar esse link (em inglês) aqui também para mais informações sobre o assunto. 

Já se preparou para o tal do BIMI? 

Nem vou entrar muito no assunto, já foi bem detalhado aqui na Validity, sem falar que o Everest está bem equipado pra te ajudar com isso. 

O que quero destacar aqui é o anúncio da Apple de adotar o BIMI no Apple Mail para iPhones e MacOS, previsto para setembro de 2022. Se você observou um aumento em taxas de abertura devido ao Apple MPP, sabe que esse tipo mudanças pode te impactar. 

Dito isso, garanta que suas mensagens estão passando no SPF e DKIM. É importante ter o DMARC também, começa recebendo os relatórios e faça os ajustes. Á medida que toda sua infraestrutura estiver devidamente autorizada, coloca uma política (p=) mais restritiva como “quarantine” ou “reject” para bloquear as mensagens não autorizadas. Depois é só publicar o SVG no registro TXT do DNS do BIMI. 

Resumi demais né? Leia aqui os requerimentos do BIMI que vai ajudar. Agora, se a sopa de letrinhas acima não fez sentido nenhum, fala com a gente que podemos ajudar. 

Conclusão 

É provável que sua estratégia de e-mail marketing seja considerada chata por alguns, mas tudo bem. O importante é tentar entender o que pode estar gerando essa percepção nos seus destinatários. 

Não deixe que seus clientes ou prospects vejam seus e-mails como apenas mais uma tarefa que fica na fila por mais um momento até que eventualmente seja lida. Tente torná-los a coisa mais relevante e importante que existe em suas caixas de entrada. Dê a eles uma razão para esperar ansiosamente pelo próximo que você enviar.  

O sucesso depende em grande parte da estratégia de marketing e não apenas da tecnologia. A qualidade das listas continua sendo o maior desafio com o e-mail marketing; e é essencial que as organizações invistam na aquisição de assinantes de qualidade através do opt-in ou duplo opt-in, bem como na manutenção de suas listas através de limpeza. 

Entregabilidade também é um fator importante a ser considerado, visto como um sintoma de conteúdo não relevante. Felizmente podemos ajudar através do Everest, nossa plataforma de sucesso de e-mail.