Marketing Tips

Como saber se você caiu no buraco negro do spam?

minute read

Post Image

A pasta de spam ainda é um mistério não resolvido para os profissionais de e-mail marketing. O relatório sobre o número de e-mails entregues que os provedores de serviços de e-mail (ESPs) fornecem pode nos dar a percepção equivocada do sucesso de uma campanha, pois não contabiliza o número de e-mails que chegam na caixa de entrada. Isso significa que o relatório pode nos dizer que a campanha teve uma entregabilidade de 97%, que é uma porcentagem muito alta, mas pode acontecer que grande parte desses e-mails vá diretamente para a pasta de spam. 

Quando um e-mail é classificado como spam por um usuário, a entregabilidade é substancialmente reduzida, pois os provedores de e-mail (MBPs) identificam esse endereço de e-mail como spam e reduzem suas chances de serem entregues na caixa de entrada. 

Para quebrar esse ciclo vicioso, os profissionais de e-mail marketing podem usar os serviços de feedback loops de e-mail (FBL). Este é um serviço que permite ao remetente saber quando foi classificado como spam e, assim, adaptar os seus processos em conformidade para melhorar a entregabilidade. 

Isso significa que os FBLs permitem que os profissionais de e-mail marketing levem em consideração a vontade dos seus assinantes, removam e-mails das suas listas e evitem o descontentamento dos assinantes. Esse conhecimento permite reavaliar a estratégia de marketing e adaptá-la para evitar novas denúncias de “spam” de assinantes insatisfeitos. O resultado é que os remetentes verão melhorias reais na sua capacidade de entrega. 

Esses serviços FBL também são benéficos para provedores de serviços de e-mail (ESPs), pois ao receberem relatórios de spam, eles podem otimizar e proteger o seu serviço, bem como o relacionamento que mantêm com os seus clientes, os remetentes. Para provedores de e-mail (MBPs), os FBLs também são uma vantagem porque permitem que eles limpem as caixas de entrada dos seus usuários de spam comercial e ofereçam a experiência mais segura e suave possível. 

Proteger a reputação das marcas, otimizar a compreensão do comportamento do cliente e, sobretudo, a satisfação do consumidor final são um dos objetivos centrais do FBL. Isso beneficia remetentes, ESPs, MBPs e destinatários. Ter a capacidade de saber se você caiu no buraco negro do spam permite que todos entendam e gerenciem melhor as campanhas de e-mail marketing.