Marketing Tips

Como agradar o Gmail

minute read

Post Image

O Gmail constitui uma grande parte de uma típica lista de e-mail B2C e pode ser um provedor de email desafiador (mailbox provider – MBP) quando se trata de entregabilidade. Frequentemente somos questionados sobre a fórmula secreta do Gmail, mas não é tão simples, já que eles operam uma solução de filtragem altamente sofisticada alimentada por Inteligência Artificial. No entanto, existem várias práticas que o Gmail gosta de ver dos bons remetentes e, neste blog, vamos examiná-las mais de perto. 

Monitore a reputação: O bom posicionamento na caixa de entrada começa com a compreensão de como os MBPs veem os remetentes. Inscreva-se no Postmaster Tools para monitorar fatores como quando os usuários do Gmail marcam e-mails como spam, se as mensagens estão sendo autenticadas corretamente e o impacto na reputação de IP/domínio e a entrega na caixa de entrada. 

Implementar autenticação: O Gmail incentiva os remetentes a reduzirem a identificação como spam configurando a autenticação de e-mail. Isso deve ser feito para cada domínio de envio, publicando um registro SPF e assinando com DKIM (usando uma chave de 1024 bits ou mais). Os remetentes podem então usar SPF e DKIM para publicar um registro DMARC, o que ajuda a proteger seus domínios contra falsificação. 

Opt-in, não opt-out: Os programas de e-mail devem usar um modelo de permissão opt-in, com os destinatários dando consentimento ativo para receber e-mails de marketing. Valide novos endereços de e-mail selecionando-os no ponto de coleta ou usando um processo de confirmação, como o duplo opt-in. Certifique-se de que os endereços que geram notificações de hard-bounce sejam imediatamente suprimidos. (Temos ferramentas para ajudá-lo com isso!) 

Mantenha o engajamento: O Gmail valoriza os assinantes engajados, avaliando que eles consensualmente optaram por receber e ler suas mensagens, e adota uma abordagem agressiva em relação ao tempo para retorno. Considere usar um limite de tempo de engajamento/retorno separado para assinantes do Gmail, envie mensagens para confirmar que os usuários desejam continuar assinantes e cancele automaticamente a assinatura de não respondentes. 

Facilite o cancelamento da assinatura: Sempre inclua um link de cancelamento de assinatura em destaque. É melhor que os assinantes decidam sair, do que sua mensagem como spam, ou até mesmo excluir seu e-mail sem leitura – que são sinais negativos para sua reputação e que prejudicam sua entregabilidade. Os remetentes também devem incluir um registro de cancelamento de inscrição de lista no cabeçalho do e-mail, com um clique sendo a opção preferida. Ambos estão presentes neste exemplo da New Look. 

Frequentemente somos questionados sobre como garantir que os e-mails sejam entregues na caixa Principal do Gmail. Nossa resposta padrão é: “Não tente burlar o sistema!” Os remetentes podem correr o risco de serem penalizados por isso. Você pode não querer de qualquer forma. Os consumidores entendem que os e-mails de marketing vão para a guia Promoções e procuram por eles lá. Uma análise feita pela Marketing Charts mostra pouca variação nas taxas de leitura entre as caixas Principal e Promoções (22% vs. 19%). Em vez disso, entenda como o Gmail pensa sobre o posicionamento das caixas e adapte suas práticas de envio de acordo: 

  • Use diferentes endereços IP para diferentes tipos de mensagens. 
  • Use endereços de origem consistentes para tipos de mensagens semelhantes. 
  • Não misture diferentes tipos de conteúdo nas mesmas mensagens. 

Saiba mais em “Guia para categorias do Gmail”. 

O sucesso com o Gmail não é apenas agradar o próprio Gmail. Também se trata de agradar os usuários do Gmail – seus assinantes.  

Ações da caixa de entrada: ações como recuperar e-mails da pasta de lixo eletrônico e e-mails que geram encaminhamentos/respostas e   a ação de adicionar os remetentes às listas de contato dos destinatários são consideradas indicadores de bons e-mails com conteúdo valioso. Os profissionais de email marketing devem encontrar maneiras de amplificar esses comportamentos – fazer a solicitação “adicionar aos contatos” como o lastminute.com faz é uma boa prática. 

  • Perfis de assinantes: Esteja ciente de que o perfil geral dos assinantes varia de acordo com o MBP. Uma pesquisa da DMA UK mostrou que os típicos proprietários de endereços do Gmail são mais jovens, moram em cidades e têm maior probabilidade de se envolver com novas tecnologias, como relógios e alto-falantes inteligentes. Eles também se envolvem com e-mails de maneiras ligeiramente diferentes. Por exemplo, os assinantes do Gmail são mais propensos a excluir mensagens indesejadas do que cancelar a assinatura ou reclamar. 
  • Tecnologia amigável ao Gmail: o Gmail deseja que os usuários tenham boas experiências com seus e-mails. Quanto mais tempo os clientes passam em suas caixas de entrada, mais receita de anúncios eles geram. Por esse motivo, o Gmail abriu caminho no desenvolvimento de ferramentas para melhorar o email marketing, incluindo: 
    • Anotações – um kit de ferramentas para profissionais de marketing que permite incluir imagens, negócios, datas de vencimento e outras ofertas que ajudam a tornar os e-mails mais envolventes (saiba mais aqui). 
    • BIMI (Brand Indicators for Message Identification) – usa o registro DMARC do remetente para mostrar seu logotipo oficial ao lado do e-mail nas caixas de entrada dos destinatários (saiba mais aqui). 
    • AMP (Accelerated Mobile Pages) – fornece funcionalidade de estilo de página da Web no e-mail. 

O aproveitamento dessa funcionalidade permite que os remetentes otimizem a experiência do usuário para os assinantes do Gmail, ajudando a entregar o maior engajamento pelo qual o Gmail avalia os bons remetentes. 

A boa notícia é que muitas das coisas importantes para o Gmail estão disponíveis sob o mesmo teto na plataforma Everest da Validity. Seja verificando e-mails antes de enviá-los, configurando seus relatórios DMARC, adicionando dados de engajamento para monitorar usuários engajados x desinteressados, relatando sobre sua entrega nas diferentes caixas de entrada, implementando BIMI e Gmail Annotations com nossos assistentes integrados … Nós cuidamos disso! Saiba mais sobre o Everest e fale conosco sobre como usá-lo para agradar o Gmail com o seu programa de e-mail!