Marketing Tips

A Proteção de Privacidade do aplicativo Mail da Apple acaba de ser lançada

minute read

Post Image

Hoje é o dia

A Apple acaba de lançar o iOS 15, que inclui seu mais recente recurso de privacidade, a Proteção de Privacidade do aplicativo Mail (Mail Privacy Protection – MPP). Este tem sido um tema importante entre os profissionais de marketing desde que a Apple anunciou seus planos de lançar o recurso em junho.

Independentemente de quanto (ou quão pouco) você optou em preparar seu programa de e-mail para este lançamento, ele apresenta uma grande mudança para os profissionais de marketing. Sim, mudar é difícil, mas esta não é a primeira mudança radical que a indústria de e-mail sofreu e certamente não será a última. Você navegou com sucesso por mudanças no setor no passado e temos certeza de que a MPP não será diferente. E a Validity está aqui para ajudar a garantir que você tenha as informações e ferramentas certas para continuar a gerar resultados por meio de suas campanhas de e-mail.

Sua atualização MPP

Então, vamos recapitular rapidamente o que é a MPP e seu impacto agora que está valendo.

A MPP impede que os remetentes usem pixels de rastreamento para medir as taxas de abertura e o uso do dispositivo, ao mesmo tempo que mascara os endereços IP dos destinatários para evitar o rastreamento de localização. Ela faz isso por meio da pré-busca e do armazenamento em cache das imagens de e-mail no momento em que os e-mails são entregues (desde que o dispositivo esteja conectado à Internet). Isso significa que todos os pixels de rastreamento serão disparados, independentemente de o destinatário ter realmente aberto o e-mail. Portanto, suas taxas de abertura para este segmento vão disparar, mas não porque mais pessoas estão engajando com seu e-mail.

A MPP afeta todos os assinantes que usam o aplicativo Apple Mail com a MPP habilitada, independentemente de qual provedor de e-mail é usado. Por exemplo, se o seu assinante tiver um e-mail do Gmail, mas visualiza suas mensagens pelo telefone usando o aplicativo Apple Mail, ele estará sujeito a este processo. Os dados da Validity mostram que o Apple Mail tem 40% da participação no market share global de cliente de e-mail, portanto, o impacto em sua base de assinantes é significativo.

Com o lançamento esta manhã, os usuários da Apple estão em processo de atualização de seu software e habilitação do recurso MPP. Portanto, o impacto altamente antecipado no rastreamento de abertura, dispositivo e métricas de localização está prestes a se tornar muito claro. Se você ainda precisa ajustar sua estratégia de relatório de engajamento, há uma necessidade imediata de fazê-lo.

Onde se concentrar

Os remetentes reconhecem que a taxa de abertura se tornou uma métrica cada vez mais falha. No entanto, as aberturas há muito tempo fornecem sinais para as melhores práticas estabelecidas, como segmentação baseada em engajamento, geração de e-mail acionado por gatilho e identificação de tempo de envio ideal, etc. – e por isso os remetentes a valorizam.

Felizmente, os remetentes ainda têm acesso a muitos outros sinais precisos que podem fornecer uma visão mais ampla do engajamento gerado por seus programas. Abaixo apontamos onde se concentrar para superar as mudanças introduzidas com a MPP:

  • Taxas de entregabilidade na caixa de entrada. Ao contrário das taxas de entrega, que simplesmente medem o que foi enviado menos o que foi devolvido, as taxas de entregabilidade na caixa de entrada podem ser usadas como proxy para taxas de abertura. Os provedores de e-mail consideram o engajamento do assinante (seja positivo ou negativo) ao tomar decisões de filtragem de spam. Portanto, grandes taxas de abertura significam melhor entregabilidade na caixa de entrada.
  • Sinais de reputação do remetente. Semelhante às taxas de entregabilidade na caixa de entrada, a reputação do remetente é afetada pelo engajamento do assinante. Portanto, seu score de reputação fornece pistas importantes para saber se os e-mails geram engajamento positivo ou negativo. Ótimas taxas de abertura = reputação mais forte = melhor entregabilidade na caixa de entrada!
  • Métricas de funil mais extensas. Métricas mais extensas no funil de conversão, como cliques, visitas ao site e conversões de vendas, não desapareceram com a MPP. Na verdade, elas fornecem indicadores ainda mais fortes do interesse do assinante do que as taxas de abertura. Combinar essas métricas com suas métricas de entregabilidade (listadas acima) permite que você conecte os pontos e meça efetivamente o verdadeiro desempenho da campanha além das aberturas.
  • Zero-party data ou ZPD. Agora há uma necessidade maior de se concentrar na aquisição de “zero-party data”. ZPDs são dados que os clientes compartilham de forma intencional e proativa. Se os assinantes realmente valorizam sua privacidade, mas também desejam receber mensagens relevantes e personalizadas, eles fornecerão as informações para as marcas de que gostam e confiam. Com os dados compartilhados pelos clientes, você pode continuar a ter acesso aos valiosos dados de assinantes que você perde com a MPP e pode usar esses dados para fornecer as mesagens relevantes e personalizadas que seus assinantes esperam.
  • Higienização de listas. A validação regular de listas torna-se ainda mais crítica no mundo com a MPP. Muitos remetentes contam com dados de taxa de abertura para informar suas estratégias inativas. Agora, você não pode mais confiar nessas informações para tomar decisões de suprimir endereços de e-mail inativos. Em vez disso, você deve colocar mais foco na validação regular dos endereços de e-mail para os quais está enviando, para que possa identificar endereços que não estão mais funcionando. Caso contrário, você pode afetar negativamente a sua reputação e entregabilidade.

Estamos aqui para ajudar

Queremos garantir que você tenha as ferramentas e as informações de que precisa para transformar a MPP em uma vantagem para você e seu programa de e-mail. Nossa plataforma de sucesso de e-mail, Everest, permite que os profissionais de marketing meçam o verdadeiro engajamento do e-mail, além das taxas de abertura, para avaliar o sucesso da campanha de e-mail e tomar decisões baseadas em dados com insights cruciais sobre as taxas de entregabilidade na caixa de entrada e sinais de reputação do remetente.

Para lidar com as mudanças introduzidas com a MPP, a nossa equipe desenvolveu novos recursos de engajamento para que os remetentes possam continuar a tomar decisões viáveis com base nos dados disponíveis para eles. Os usuários do Everest podem segmentar os assinantes por cliente de e-mail para remover o ruído que a MPP casou nos relatórios de e-mail. O Everest também permite que os usuários extraiam valor sobre os dados do Apple Mail, uma vez que ainda fornece valor para a validação do endereço de e-mail do destinatário e confirmação de entregabilidade na caixa de entrada.

Conclusão

O lançamento da MPP pela Apple é mais um passo em um caminho mais longo em direção à importância da privacidade do consumidor. Embora as mudanças possam parecer esmagadoras no início, essa é uma ótima oportunidade para reavaliar sua estratégia de relatório de engajamento e colocar mais foco nas métricas que importam.

Ao começar a observar mudanças em suas métricas de engajamento (se ainda não fez isso), não entre em pânico. Você tem as informações de que precisa para olhar além de suas taxas de abertura distorcidas e ter uma visão mais completa e precisa do desempenho da campanha.

Nossa equipe está trabalhando duro para testar os impactos da MPP agora que ela está ativa. Continue acessando nosso blog, pois teremos atualizações com nossos aprendizados mais recentes e continuaremos a encontrar maneiras inovadoras de tornar sua equipe bem-sucedida na navegação pelas mudanças no ecossistema de e-mail.

Enquanto isso, aprenda mais sobre como o Everest pode te ajudar a continuar a gerar resultados por meio de suas campanhas de e-mail, apesar dessas mudanças.