CRM Data Administration

4 dicas para estabelecer a cultura da qualidade de dados de CRM na sua empresa

minute read

Os dados se tornaram um elemento crucial para qualquer negócio. Seu uso efetivo pode ajudar uma organização a tomar melhores decisões para alcançar os seus objetivos e continuar crescendo em um mercado cada vez mais competitivo. No entanto, o último estudo “The State of CRM Data Quality”, realizado pela Validity, mostra que as empresas continuam tendo dificuldades em ter dados de qualidade nos seus CRMs. 

De acordo com o relatório, 75% dos entrevistados dizem que uma abordagem inadequada impulsionada por dados ruins resultou em clientes perdidos, enquanto 44% dos entrevistados estimam que a sua empresa perde mais de 10% da receita anual devido à má qualidade de dados do CRM. Outros 64% dizem que considerariam deixar os seus empregos investimentos adicionais não forem feitos para ter dados de CRM de boa qualidade. 

De acordo com Chris Hyde, chefe global de soluções de dados da Validity. “Estamos no início da era dos dados e é importante que as empresas se conscientizem da relevância dos dados para os negócios. Essa realidade obriga as empresas a estabelecer novas prioridades, propor mudanças culturais que impliquem maior colaboração entre as equipes e utilizar tecnologias e ferramentas que facilitem a gestão de dados”. 

Muitas vezes, a melhor maneira de evitar a deterioração de dados é com parceiros de tecnologia e ferramentas que podem transformar os processos de gestão de dados desatualizados e tornar mais fácil para administradores e usuários de CRM manter os dados limpos. Para ter dados de qualidade em uma organização, aqui vão 4 dicas: 

Convença a alta direção sobre a importância da qualidade dos dados para o negócio 

O primeiro passo é garantir que a administração esteja ciente do impacto da qualidade dos dados do CRM na organização. Quando a prioridade for a gestão de dados, será mais fácil ter os recursos necessários para fazer as mudanças internamente com o investimento correto. 

Tenha uma pessoa responsável pela qualidade dos dados de CRM 

O grande volume e a velocidade dos dados que fluem pela maioria dos sistemas de CRM fazem com que gerenciá-los seja uma responsabilidade em tempo integral. Para colher todos os benefícios dos dados de CRM de alta qualidade, as empresas devem nomear um gatekeeper em tempo integral para o CRM e seus dados. 

Crie uma equipe de gestão de dados de CRM 

Como este estudo revelou, muitas empresas não possuem um plano de governança de dados definido. Uma equipe multifuncional de gestão de dados será de grande ajuda para as outras equipes da organização. Embora muitos pensem que o CRM é uma ferramenta destinada principalmente às equipes de vendas, seu alcance, impacto e utilidade vão muito além. Os membros de uma equipe de gestão de dados podem ser uma mistura de profissionais de vendas, marketing, operações e TI.  

Automatize os processos de gestão de dados 

Mais da metade dos entrevistados neste estudo relatou usar processos manuais para identificar e corrigir problemas de qualidade de dados. A tentativa de dimensionar um processo manual para atender às necessidades de uma organização em crescimento raramente é bem-sucedida. Com o apoio da direção, as equipes multifuncionais podem aproveitar as ferramentas e a automação para facilitar a manutenção da qualidade dos dados do CRM. 

Além dessas dicas, aproveite e baixe hoje mesmo o guia 7 Formas de como os dados de CRM sabotam equipes de Vendas e Marketing para descobrir o mapa do tesouro